quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Uma sede para a Academia Quixadaense de Letras


Quase que eu passo batido por uma notícia importante que circulou na semana passada. É que, mal foi constituída a Academia Quixadaense de Letras (27.10.2012), logo recebeu em doação um imóvel para sua sede.

O imóvel, no caso, é a centenária Estação Ferroviária de Quixadá. Alex Pimentel, do Diário do Nordeste contou a história completa no Diário do Nordeste.

O movimento literário no Sertão Central fortalece atuação com mais uma entidade de escritores da região

Quixadá Fundada na data do aniversário de Quixadá, no último sábado, a Academia Quixadaense de Letras (AQL) começa suas atividades com mais uma importante conquista para os amantes da cultura deste município do Sertão Central. Conforme seu presidente, o escritor João Eudes Costa, além da posse de seus 20 membros, a Academia ganhou uma sede própria. Os imortais se reunirão na antiga Estação Ferroviária, em uma área nobre da cidade, onde também está situado o Museu Histórico Jacinto de Sousa.

Com 121 anos de fundação, a antiga estação ferroviária estava ameaçada de demolição. Na época, a sociedade civil organizada promoveu movimento para preservar o prédio, que será restaurado 
FOTO: ALEX PIMENTEL

Mas enquanto a Estação não é restaurada, os encontros serão realizados no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na noite do último sábado de cada mês. De acordo com a coordenadora da AQL, Angela Borges, o prédio, considerado histórico, foi conquistado pela Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá (Afaq), e cedido em regime de comodato por 20 anos, por meio de termo firmado com a CFN Transnordestina. "A atual presidente da Afaq, Deyse Façanha, comandou as negociações diretamente com a representante da empresa de transportes ferroviários, Marilia Dalva", explicou Angela. "As chaves do prédio já foram entregues", disse.

Para o presidente da AQL, além de propiciar um espaço cultural muito especial para reuniões de cunho literário e linguístico, o esforço da Afaq comungado à decisão da CFN Transnordestina chega como um alívio para a preservação dos monumentos históricos de Quixadá.

A estação com 121 anos de existência, inaugurada aos 7 de setembro de 1891, estava ameaçada de ser demolida, como ocorreu com a Casa do Agente, em abril de 2008. Na época, a sociedade civil, professores e alunos da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central participaram de uma mobilização com o objetivo de sensibilizar as autoridades. A luta não foi em vão.

Agora, a AQL pretende restaurar a velha Estação, durante anos principal ponto de encontro da cidade e de desembarque de visitantes ilustres como o presidente Getúlio Vargas. Em 1933, ele desembarcou com sua comitiva em Quixadá, numa visita especial.

Além da concessão do prédio histórico, a CFN Transnordestina doou um vagão para a Academia. Também será restaurado e transformado em um espaço de leitura, encontros e exposições. Os escritores pretendem concluir a restauração em seis meses. "Agora será a vez dos Imortais de Quixadá e da nossa sociedade embarcarem no mundo literário, numa viagem ao nosso passado. O primeiro passo foi dado, no auditório da Cúria Diocesana, no último sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário