quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Evento Cultural em Brasília


Casa do Ceará promove o 
1º Encontro de Escritores Cearenses
Camila Maxi
Especial para o Jornal de Brasília

Escritores nordestinos residentes na capital têm noite cultural regada a muita alegria nesse final de semana. A Casa do Ceará promove o 1º Encontro de Escritores Cearenses em Brasília nessa sexta, a partir das 18h, em sua sede (910 Norte). E reúne mais de 25 participantes apresentando suas obras literárias.

Na oportunidade, será homenageado o jornalista e escritor cearense Luciano Barreira, nascido em Quixadá e falecido no ano de 2009. Luciano foi fundador e diretor do Jornal Ceará em Brasília por mais de 20 anos. O evento marca uma série de um ano de comemorações do cinquentenário da Casa, a ser completado em outubro de 2013. A música fica a cargo de Beto Alencar, que toca MPB cearense e forró para animar a noite. Convidados de honra como o médico Josué de Castro e o juiz, poeta, cordelista e cantador Marcos Mairton marcam presença no encontro.

“Foi fácil reunir toda essa gente, bastou apenas tocar a corneta”, brinca JB Serra e Gurgel, jornalista e escritor. Segundo ele, o encontro é inédito. “Temos certeza que será uma oportunidade para marcar esse meio século na capital”, garante JB Serra.

ESCRITORES
Espaços foram reservados para que os autores possam expor e autografar seus livros. Há também quem destine a verba da venda de sua literatura em prol das obras sociais da Casa do Ceará, como os autores Osmar Alves de Melo, que está lançando livro sobre a Corrupção no Brasil – que condensa cerca de 50 casos de escândalos –; e J.B Serra, com seu Dicionário de Gírias, que contém gírias do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. “O evento é rico por conta da nossa diversidade cultural. Serão muitas surpresas, não só por parte da obra literária de cada um, mas também porque procuramos estabelecer um contato entre a cultura popular nordestina e a atual. Além de conceder o encontro entre o público e o autor”, conclui.

Quem também marca presença no evento é o jornalista e escritor Jota Alcides, que lança seu 12° livro, O Último Repórter Esso, em comemoração ao Dia do Rádio, em 25 de setembro. O seu quarto volume dedicado à rádio brasileira celebra os 71 anos do início das transmissões do mais famoso noticiário radiofônico do mundo.

O livro conta a trajetória do jornalista Edson de Almeida relatando fatos engraçados de sua vida como Repórter Esso. Relata sua popularidade em Recife, sua devoção a São Braz – padroeiro dos locutores – e como o repórter reagiu quando o noticiário acabou em 31 de dezembro de 1968.

“Quis contar a história desse grande programa de rádio que fazia o País parar para escutá-lo. Depois do seu término, aliás, não surgiu mais nada igual“, avalia Jota.

Segundo o escritor, o Repórter Esso representa o início do radiojornalismo no Brasil. “Ele tinha produção própria. Antes dele, os programas de rádio reproduziam as notícias de jornais da época”, revela.

Um coquetel com rico cardápio tradicional nordestino será oferecido aos participantes, com bebidas e comidas típicas, como tapioquinha com carne de sol, caldos de jerimum e macaxeira, queijo coalho com rapadura, cajuína, uísque e cachaça do Ceará.


Fonte: clicabrasilia.com.br

2 comentários:

  1. Estou aqui com água na boca, pois adoro Brasilia, acho que vai ser um festão e desejo tudo de bom para você, sucesso, amigo.
    Meu abraço carinhoso,

    ResponderExcluir
  2. SEXTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2012

    DF capital federal
    A cidade planaltina
    Arquitetura modelo
    Pura visão cristalina
    Com avenidas bem largas
    Encanta a peregrina.

    Ruas, sem nome, ou números
    Para o visitante um;
    Problema, mas, agradável
    Pouco transito comum
    Motoristas educados
    Pedestre é incomum.

    Em Brasília há violência
    Como em qualquer metrópole
    Progresso tem destas coisas
    Evolução, mas necrópole
    Pobreza idem urbanizada
    Logo vira megalópole.

    DEMPARASO/ADÃO SALINA

    ResponderExcluir