domingo, 29 de janeiro de 2012

CORDEL NO DN



O Diário do Nordeste deste domingo (29.01.2012) trouxe matéria a respeito de minhas aventuras cordelísticas, o que me rendeu uma quantidade de acessos bem acima da média para um domingo, além de vários e-mails de pessoas interessadas em saber mais sobre minhas obras, elogiar ou apenas comentar.

Agradeço ao repórter Alex Pimentel - a quem eu ainda não conhecia pessoalmente - pela iniciativa da reportagem, e aos sites e blogs que replicaram a matéria, especialmente Diário do Cariri, DireitoCE, Diário Sertão Central, Acaraú pra Recordar, Foixico.com e Blog do DiomAraújo, que lhe deram especial atenção.
Segue a reportagem.

Juiz federal se destaca na literatura de cordel


Conciliando o interesse pelo cordel e a atividade de magistrado, o juiz Marcos Mairton já publicou várias obras

Quixadá - A responsabilidade do juiz titular da 23ª Vara Federal, neste Município, Marcos Mairton da Silva, 46 anos, vai muito além das 15 audiências realizadas diariamente e os mais de quatro mil processos a apurar juntamente com um colega magistrado nesta cidade do Sertão Central. Apesar da exaustiva rotina judiciária, este fortalezense ainda tem disposição para criar cordéis. Hoje, já são dezenas de publicações. Algumas delas já estão sendo utilizadas como material paradidático, em escolas de Iguatu, no Ceará, e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Ele ainda tem o seu próprio blog, onde divulga suas obras e incentiva os trabalhos de outros amantes da literatura nordestina.


Quando herdou dos pais o hábito de ler cordéis, além do gosto pelas estórias rimadas, escritas na maioria das vezes por poetas populares, Marcos Mairton percebeu o dom de criar seus próprios contos. Mas o destino havia lhe reservado muitas surpresas, pessoais e profissionais. Apesar do talento, faltava a oportunidade para publicar suas primeiras estrofes. Somente oito anos após se formar em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e outros cinco após iniciar sua carreira de juiz federal, já no exercício do magistrado, finalmente conseguiu publicar seu primeiro cordel, intitulado "O advogado, o diabo e a bengala encantada", em 2005.

Sentença

Mas seu maior desafio no mundo literário surgiu quando decidiu proferir sua primeira sentença em versos, em fevereiro de 2002, quando ainda estava em estágio probatório. Outro juiz federal, Carneiro Albim, então vice-presidente do Tribunal Federal do Rio de Janeiro, o felicitou pela inovação. Em 2005, "A Sentença" virou folheto. Atualmente o texto está disponível no blog dele, Mundo Cordel.

A ousadia lhe rendeu elogios e a admiração de um colega do Poder Judiciário, o juiz Nagibe Melo Jorge, que estava escrevendo um livro jurídico sobre técnicas na elaboração de sentenças cíveis. Marcos Mairton ofereceu-se a ajudá-lo. Acessou o sistema de processos eletrônicos, apanhou o primeiro que estava pronto e rapidamente escreveu um cordel sobre uma sentença civil.

Atividade artística

Desde então, sua arte vem se fortalecendo. Uma de suas obras, "Os dois soldados", um cordel ilustrado publicado pela Ensinamento Editora, foi inserida no programa Cesta Básica da Cultura e do Conhecimento (CBCC). De acordo com o autor, trata-se de um projeto de incentivo às empresas. Elas adquirem os exemplares e distribuem para os funcionários, trabalhadores, juntamente com os alimentos.

O juiz recorda de citações de seus trabalhos inclusive no continente europeu. Ele se refere ao cordel ilustrado "Uma aventura na Amazônia", da editora Imeph, com ilustrações de Rafael Limaverde. A obra utilizada em uma palestra de um professor de Letras, na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Marcos Mairton também se dedica a contos, crônicas e até compõe músicas. Os cordéis, podem ser adquiridos na Livraria Oboé ou então na Livraria Cultura, em Fortaleza. Boa parte do material também está disponível em seu blog.

FIQUE POR DENTRO

Sentença proferida em forma de cordel

Um dos momentos que mais marcou a atividade artística do juiz Marcos Mairton da Silva foi ter proferido, em 2002, uma sentença em forma de cordel. Em 2005, o texto tornou-se folheto e sua versão integral pode ser encontrada no blog do magistrado. Trecho da publicação:

"A poesia é presente
No olhar do acusado
Seja quando ele é culpado,
Seja quando é inocente.
Na testemunha que mente,
E na que fala a verdade.
Na imparcialidade
Que todo juiz queria.
Veja quanta poesia
Em nossa realidade."

Mais informações
Marcos Mairton da Silva
Juiz de Direito da Justiça Federal
Quixadá
E-mail: marcos.mairton@uol.com.br   
Blog: http://www.mundocordel.com

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

2 comentários:

  1. Parabéns, Dr. Marcos.
    O senhor é muito criativo!

    Abraço da Ben.

    ResponderExcluir
  2. MEU CARÍSSIMO JUIZ/ VENHO ME PRONUNCIAR/ EU FIQUEI MUITO SURPRESA/ COM ESPANTO NO OLHAR/ O VEIO DA POESIA/ NA JUSTIÇA FOI BROTAR/ É COMO SE FOSSE UM MILAGRE/ DIFÍCIL DE ACREDITAR!

    Parabéns pelo veredito em versos, e por toda poesia contida no homem eno profissional! Foi um alento para a minha pessoa, frente a decepção que tenho em relação a justiça brasileira! Um abraço!Sírlia Lima Educadora e poetisa.

    ResponderExcluir