quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Livro de Walther Santos


O COLECIONADOR DE MANHÃS

No finalzinho do ano passado (2010), recebi pelo correio um belo presente de um bom amigo. O presente é o livro "O Colecionador de Manhãs" e o amigo é seu autor, Walther Santos.

A obra é em prosa, mas a maneira como Walther vai contando as histórias, de um jeito tranquilo, com as coisas acontecendo com suavidade, me fez sentir como se lesse poesia. Talvez poesia seja isso mesmo.

Está de parabéns o escritor Walther Moreira Santos por mais essa bela obra. Estou feliz eu, por ter amigos assim, que criam coisas maravilhosas e ainda me enviam de presente. Obrigado, Walther.

Do site da Editora Saraiva, colhi esses releases da obra e do autor:

Vencedor do Prêmio Luis Jardim de Literatura e destaque em mais três premiações no Brasil e em Portugal, este livro é destinado a leitores dos 8 aos 80 anos e fala do afeto, esse sentimento delicado como pássaro com asa quebrada. São duas histórias sobre a relação avô e neto, pai e filho, com a poesia e a criatividade que já consagraram o autor como um dos grandes nomes da prosa moderna. 
Em Você já viu um pastor de nuvens? , o menino Daniel conta que seu avô é um deles: com muita idade e já sem amigos vivos, ele usa seu tempo para ir à praça para olhar o céu e observar as mudanças de cores e das formas das nuvens. O colecionador de manhãs mostra como um menino, ao procurar um guarda-chuva para ir comprar jornal numa manhã chuvosa, encontra uma caixa de madeira esquecida numa cômoda. Ao abri-la, depara com cartões-postais e fotografias dos mais variados lugares do mundo, retratando o amanhecer todos assinados, datados e comentados pelo pai, que partiu para uma viagem, da qual nunca mais voltou, antes de ver o filho nascer. Emocionado, o menino guarda novamente a caixa para que, no futuro, seu filho ou seu neto também possam encontrá-la.



WALTHER MOREIRA-SANTOS

O pernambucano Walther Moreira-Santos é escritor e dramaturgo, com várias peças encenadas, duas delas também publicadas: E agora, rei papudo? (Paulinas, 2006) e O doce blues da salamandra (MXM, 2000); é vencedor de mais de 60 prêmios literários, dentre eles: Casa de Cultura Mário Quintana; Xerox do Brasil, Itaú Cultural, Fundação Cultural da Bahia, Prêmio Cidade do Recife e Prêmio José Mindlin de Literatura; publicou, dentre outros, os livros Ao longo da curva do rio (Cone Sul, 2001); Um certo rumor de asas (Nova Prova, 2003); Helena Gold (Geração Editorial, 2003); Dentro da chuva amarela (Geração Editorial, 2006); O Ciclista (Autêntica, 2008). Em 2000, começou a escrever para crianças o seu livro Para que serve um amigo? (Becca, 2000), o qual também foi premiado pela União Brasileira de Escritores e adotado pelo Governo do Estado de São Paulo, para distribuição em escolas. A partir daí, já escreveu e ilustrou mais de uma dúzia de livros para crianças. Conheça mais sobre o autor, visitando os seguintes endereços na internet: http://www.wmsbooks.blogspot.com/ e http://www.walthermoreirasantos.blogspot.com/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário