segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cordel e Internet

A imagem acima é a tela do site da Academina Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC (www.ablc.com.br)

DO FOLHETO DE CORDEL PARA O CORDEL VIRTUAL

A união entre a Literatura de Cordel e Internet vem se consolidando, mostrando a grande versatilidade desse gênero literário. A cada dia surgem novos sites e blogs tratando do assunto, o que só tem feito aumentar o interesse e a divulgação do Cordel. O fenômeno já atrai a atenção de estudiosos do assunto, como se vê no artigo “DO FOLHETO DE CORDEL PARA O CORDEL VIRTUAL: INTERFACES HIPERTEXTUAIS DA CULTURA POPULAR”, de
Madson Góis Diniz, disponível no site do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional – NEHTE, da Universidade Federal de Pernambuco, cujo resumo diz o seguinte:

O famoso folheto de cordel tão comum nas feiras do nordeste brasileiro parece ter alcançado o terreno do cyberespaço. O fenômeno da globalização e a instauração dos paradigmas tecnocráticos e mediáticos acabam por imprimir uma nova dinâmica na cultura popular, fazendo re-leituras dessa em vários âmbitos das tradições, reinterpretando e às vezes modificando o fenômeno cultural em si. No caso do cordel, alguns poetas populares partiram em busca do hipertexto como forma de divulgar seus trabalhos, fazendo com que essa transição de espaços provoque intervenções complexas no gênero em questão. A hibridização da cultura popular acionada pelas novas práticas mediatizadas e hipertextuais estaria pondo em risco uma tradição ou simplesmente ampliando e agregando um novo conceito à poesia popular? - Refletir a esse respeito será portanto o objetivo desse artigo, que terá por base traçar a transição do folheto de cordel, da matriz impressa para o virtual, e como o elemento tecnológico tem influenciado o respectivo gênero literário.

Acesse o texto completo em
http://www.ufpe.br/nehte/revista/artigo11-madson-gois.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário