terça-feira, 15 de abril de 2008

Cordel internacional



Livro de ARIEVALDO VIANA na
Feira do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/acorda_cordel

A literatura de cordel, descendente brasileira do trovadorismo medieval europeu,conquista seu espaço na 45ª. FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLONHA (45th BolognaChildren’s Book Fair 2008) o mais importante evento desse gênero em todo o mundo. O livro PADRE CÍCERO – O SANTO DO POVO, do poetapopular ARIEVALDO VIANA, ilustrado com xilogravuras de JOÃO PEDRO NETO eprojeto gráfico de ARLENE HOLANDA está presente no catálogo da FundaçãoNacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ (Brazilian Section of iBbY),comemorativo dos quarenta anos da Fundação, como um dos livros infanto-juvenis altamente recomendáveis.
PADRECÍCERO – O SANTO DO POVO é uma publicação das Edições Demócrito Rocha deFortaleza, editora que vem apostando cada vez mais na poesia popularnordestina. Outros livros do autor, dentro dessa mesma proposta, deverão serlançados em breve por essa grande editora.
ARIEVALDOtem livros publicados também pelas editoras IMEPH (O PAVÃO MISTERIOSO, A RAPOSAE O CANCÃO – indicado pelo MEC, PNBE 2008 e O BICHO FOLHARAL) e lançará embreve, pela CORTEZ, A AMBIÇÃO DE MACBETH E A MALDADE FEMININA, com ilustraçõesde JÔ OLIVEIRA.
Trechosda obra:

Euvou narrar a história
Deum grande brasileiro
Umcearense de fibra
Comfama de milagreiro
Patriarca dosertão
PadreCícero Romão
Osanto de Juazeiro.

É opastor do romeiro
Nessesertão nordestino
Conduziras multidões
Naterra foi seu destino
Sempremostrou vocação
Jágostava de oração
Noseu tempo de menino.

(...)

Com grande facilidade
Atraía as multidões
Que vinham diariamente
Dos mais longínquos rincões
Alguns traziam presentes
Outros traziam doentes
Para escutar seus sermões.

Terminadas as orações
O padre distribuía
Com pobres e maltrapilhos
Parte do que recebia
Praticando a caridade
A sua amada cidade
Rapidamente crescia.

(...)

Embora não seja santo
Perante a Cúria Romana,
O povo diz que ele é,
E seu poder inda emana.
Pois não é ditado novo:
Dizem que a voz do povo
É de Deus e não se engana.

Romeiros chegam a pé
De carro ou de avião
No túmulo do Padre Cícero
Fazem a sua oração
Visitam seu monumento
Pedindo a todo momento
Sua bênção e proteção.


Quem é ARIEVALDO VIANA

ARIEVALDO VIANA nasceu no Sertão Central do Ceará e foialfabetizado por sua avó Alzira de Sousa Lima, em 1974, com o valioso auxíliodos folhetinhos de feira, hoje conhecidos como Literatura de Cordel. Desde criança exercita sua verve poética,tendo recebido a princípio, as benéficas influências dos mestres Leandro Gomesde Barros e José Pacheco, dois pilares da poesia popular nordestina. Refletindo sobre a experiência vivenciada ao lado de suaavó, criou o Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza essa ricamanifestação na educação de crianças, jovens e adultos. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel -ABLC, onde ocupa a cadeira de nº 40. Tem mais de 100 folhetos já publicados e éautor de vários livros, dentre os quais destacam-se: O Baú da Gaitice (crônicas e anedotas), São Francisco deCanindé na Literatura de Cordel (ensaio), Acorda Cordel na Sala de Aula(didático), A Raposa e o Cancão (cordel infanto-juvenil ilustrado por ArleneHolanda), O Pavão Misterioso (cordel ilustrado, em parceria com o cartunista Jô Oliveira), além da HQ A Moça que Namorou com o Bode, em parceria com KlévissonViana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário