terça-feira, 15 de abril de 2008

Cordel e livro (Costa Senna)



COSTA SENNA ACÚSTICO EM: “ECOS LÓGICOS”
- Do Repente ao REP -
(Texto enviado pelo poeta Rouxinol do Rinaré. Para acessar fotos e outros textos, pesquisar Costa Senna no Google)

Em noventa minutos, Costa Senna faz um mergulho nas suas raízes de cultura sertaneja e oferece ao público um panorama feito de sons, ritmos e poesia das suas andanças pelos quatro cantos do mundo e, feito um refugiado ambiental, deixa sua mensagem de fé e esperança nos homens, nas mulheres e nas crianças, chamando a atenção de todos para o cuidado com os ambientes nos quais vivem todas as espécies de vida e onde se produzem as múltiplas possibilidades de expressões culturais.


Onde? Teatro do Centro Dragão do Mar, Fortaleza-CE.
Quando? Quarta-Feira, dia 16 de Abril de 2008, às 20h
Inteira: R$ 10,00, Meia R$ 5,00

Produção: Ednaldo Vieira
Direção Musical: Rafael de Sousa



“DEGLUTINDO COSTA SENNA”
Por Assis Ângelo*

A Receita é simples, carece de complicação, não. Quer ver? Dê garra duma boa viola e a ela junte um violão com cordas de nylon bem afinadas; acrescente um ganzá, um triângulo, um pandeiro, um cavaco, um bandolim e algumas pitadas de sensibilidade e talento.
Em algum lugar enfie uma bateria sem muita zoada, uma sanfona ora gemendo ora chorando de satisfação na unha dum bom Zé; um surdo e uma timba pra marcar ponto, mais um baixo, uma castanhola das terras de Pablo Diego José Francisco de Paulo Juan Nepomuceno Maria de los Remédios Crispin Crispiniano Santíssima Trindad Ruiz y Picasso, o assobio do pássaro preto, o canto afinadíssimo do bicudo flauta campeão e a flautinha mágica e simples de Daniela Pacheco pra fazer a gente lembrar que fora do rádio e da televisão de hoje há vida inteligente, sim senhor! e carrada de boa música pra ouvir a qualquer hora do dia ou da noite.
Pra enfeitar, ponha um reco-reco. Pra ficar natural, faça improvisação com um vaso que esteja por perto; toque de leve uns sininhos, mexa num carrilhão, balance com jeito um pau-de-chuva e não esqueça de tirar som dum caxixizinho, dum arozinho de caixa de madeira e dumas torinhas de pau. Pra ficar melhor, misture aqui e ali as vozes de Cristina Araújo, Sandra Salgueiro e das meninas Ornela, Gabriela, Mariana, Joice, Isabele e Beatriz.
Pronto! Agora junte tudo na medida certa, agite bem e dê uns pulinhos de alegria; abra um sorriso bem bonito e com ele ilumine o ambiente, estale os dedos e chame a moçada pra forroriar sob a batuta do brincante cearense Costa Cenna. É folia pra ir madrugada adentro. Confira o que digo pondo logo em prática esta receita, homem de Deis;e aumento o som, viu?
Uma coisinha só: de tão bom, o resultado daí extraído pode ser degrutido do começo pro fim, do fim pro começo, do meio pra trás, de trás pro meio, aos poucos, aos pedaços, aos arrancos e solavancos, de todo jeito; é delícia, é manjar, é poeira do coração das estrelas tomando forma no corpo e na alma de quem nasceu pra ser livre.
Experimente a faixa ao mestre de Assaré e a que nos mostra o Brasil caboclo de mãe Preta e pai João; faça-se criança e viaje pelo abecedário brasileiro; nessa viagem, saborei sem presa a cantilena à Fortaleza, a ode à beleza da mulher, o trava-língua do cacá-caqui, a embolada dos doidos e a cantiga de umbigada. Tudo aqui é muito bom e você há de concordar: a grandeza musical de Costa Senha é do tamanho do nome do genial pintor espanhol citado lá em cima, não é não?

(*Assis Ângelo, Jornalista e escritor paraibando, radicado em São Paulo.É autor dos livros: “Eu vou contar pra vocês”, Biografia de Luiz Gonzaga e do álbum “Patativa do Assaré, o Poeta do Povo”, Biografia de Antonio Gonçalves da Silva, O Patativa do Assaré)


Um comentário:

  1. SHOW!!!!! CANTOR COSTA SENNA
    12/01 AUDITÓRIO DO DRAGÃO DO MAR - 19 HS PRAIA DE IRACEMA
    13/01- BAR DO PAPAI 20HS - RUA MONSENHOR BRUNO, 1386
    14/01- SESC PROJETO DEGUSTE SOM 12HS - RUA 24 DE MAIO - CENTRO
    17/01 TEATRO JOSÉ DE ALENCAR - 19HS PROJETO TEATRO JOSÉ DE ALENCAR DE PORTAS ABERTAS

    Artista Costa Senna, cearense, radicado em São Paulo, onde desenvolve atividades artísticas na área de musica, teatro e literatura. Além de cantor e compositor é ator, poeta popular com destaque em cordéis e contação de história, aborda temas culturais, sociais, ecológicos, dirigidos ao público em geral..Tem Cds e livros lançados sempre enfatizando a cultura cearense e suas raízes. Na ocasião pretende lançar o seu novo CD intitulado
    Cante esse refrão por aí.

    ResponderExcluir