quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Versatilidade do cordel


CORDEL MATEMÁTICO E SAUDAÇÃO A ESTUDIOSOS DO DIREITO
Uma das coisas que mais chama a atenção na literatura de cordel é a sua capacidade de se adequar a todas as situações que aparecem. Serve para contar histórias, transmitir preceitos éticos, protestar contra a má atuação dos políticos. Serve até para ensinar matemática, como mostram os versos de RAIMUNDO ADRIANO, colhidos por ARIEVALDO VIANA no livro "Acorda Cordel na Sala de Aula":


Os anos de existência

Que essa garotinha fez

Podem ser cinco mais dois

Três mais quatro, um mais três

A metade de quatorze

Ou então dez menos três.


Este ano, por exemplo, fui convidado pelos meus amigos LEONARDO CARVALHO e SABINO HENRIQUE, organizadores do DIREITO 2007, um dos maiores eventos jurídicos do país, para fazer um pequeno recital, que aconteceria entre um painel jurídico e outro.

Percebendo a peculiaridade daquele momento, quando tantos estudiosos do Direito abriam espaço para a poesia popular, fiz a saudação inicial assim:


Boa noite a senhoras e senhores,
Como é grande a minha satisfação
De encontrar-me aqui, nesta ocasião,
Entre mestres, estudantes e doutores.
Grandes nomes, por demais conhecedores
Da Ciência do Direito que nos guia.
Não pensei, eu lhes confesso, que algum dia
Eu viesse, ante platéia tão seleta,
Exercer o meu ofício de poeta
Misturando o Direito e a poesia.

É por isso que aceitei com alegria
O convite tão gentil que me foi feito
Para entre estudiosos do Direito,
E profissionais da advocacia,
Vir mostrar que a lei não é letra fria,
Que é preciso em cada interpretação,
Por um pouco de amor e de emoção.
Que é usando nossa sensibilidade
Que aos poucos vamos, na realidade,
Construindo o direito da nação.

Neste encontro cuja coordenação
Foi entregue a Leonardo Carvalho
Meu amigo, eu conheço seu trabalho,
E também a sua organização.
Sei que é grande a sua preocupação
Em fazer com que em todo o evento
Tudo esteja acontecendo a contento
Para todos, bacharéis e estudantes
Convidados, assistentes, palestrantes
Estou certo, vai ser tudo cem por cento.

Eu percebo, olhando este documento
Que são muitas aqui as autoridades
Poderia até dizer celebridades
Que vieram pra este acontecimento.
Sendo assim, pra não haver constrangimento
Não vou mais dizer o nome de ninguém
Pode ser que eu esqueça de alguém
E esse alguém se aborreça assim comigo
Leonardo, em seu nome, meu amigo,
Eu saúdo a todos que aqui vêm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário